Share It

domingo, 16 de agosto de 2009

RADIO SOCIEDADE DA BAHIA 740 KHZ 24 HORAS NO AR !!!

OBRIGADO POR EXISTIR RADIO SOCIEDADE DA BAHIA. COM SEUS 85 ANOS BEM VIVIDOS !!

OBRIGADO POR EXISTIR RADIO SOCIEDADE DA BAHIA E PARABÉNS PELOS SEUS 85 ANINHOS BEM VIVIDOS GRAÇAS A DEUS !!!
Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA


PARABÉNS A RADIO SOCIEDADE DA BAHIA (AM) 85 ANINHOS !!!


RADIO SOCIEDADE 740 KHZ

A Rádio Sociedade é a mais antiga rádio do Estado da Bahia. É, também, a segunda emissora de rádio surgida no Nordeste (a primeira foi a Rádio Clube de Pernambuco). A Sociedade começou a operar oficialmente em 1924, mas em 1923, no dia 24 de março, já havia se instalado e iniciado suas transmissões. Três empresários baianos fundaram a emissora, que tinha um pequeno transmissor de cinco kilowatts (hoje possui 100) e cujo estúdio se situava, na época, no primeiro andar de um antigo prédio, na Avenida Sete de Setembro, no centro de Salvador, onde, no térreo, funcionou a loja "Ferro de Engomar". Atualmente, neste mesmo lugar, existe outro prédio, abrigando uma filial do Banco do Brasil.

Em 1930, os transmissores da Rádio Sociedade S. A. são instalados no bairro da Federação. Nessa época, a Sociedade cresce, graças ao início da era publicitária no rádio, e muda de donos, pois é adquirida por um outro grupo liderado pelo ex-deputado federal e estadual Altamirando Requião e pelo comerciante Walfrides Ferreira.

Em 1932 a Sociedade arranja um terreno próprio no bairro da Federação e, em caráter interino, transfere seus estúdios para o bairro. Começa a desenvolver sua programação com música, notícias e esportes.

No ano de 1934, a Sociedade instala um novo transmissor, de 10 kilowatts, e transfere seus estúdios para o Jardim Passeio Público, onde foi construído um auditório para a realização dos seus programas. O capital da empresa se amplia e, nesta fase, as mudanças na programação e as contratações de profissionais culminam em 1936, quando a Rádio Sociedade começa a participar do período áureo do rádio brasileiro.

Em 1940, a Rádio Sociedade passa a ter sua primeira concorrente, a Rádio Excelsior da Bahia. A Sociedade é adquirida pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand e três profissionais dirigem a emissora: Gileno Amado, presidente, Odorico Tavares, jornalista pernambucano responsável pela direção de caixa (função conhecida hoje como diretor financeiro) e Romualdo Xavier, na direção comercial. A sede da emissora é transferida do Jardim Passeio Público para a R. Portugal, no bairro do Comércio (Cidade Baixa). Com o tempo, torna-se extinta a programação de auditório da emissora, já nos anos 50, depois do auge da programação artística nas rádios de todo o país, principalmente do fenômeno Rádio Nacional.

A Rádio Sociedade instala um novo transmissor em 1950. Sua potência é de 50 kilowatts e sua instalação foi na localidade de Água Comprida, município de Simões Filho, um dos que fazem vizinhança com a capital baiana. Atualmente esse transmissor é usado como reserva pela emissora.

No ano de 1954, nova transferência de estúdios é realizada. Do Jardim Passeio Público, a sede da emissora passa a ser num prédio tombado na rua Carlos Gomes, 57, também no Centro de Salvador. Um dos profissionais dessa época, o radialista José Jorge Randam, se tornou um dos mais renomados publicitários da Bahia, sendo hoje presidente da Randam Comunicações.

Em 1960, a Bahia entra na era da televisão. Dez anos após ter surgido a primeira emissora de TV do Brasil, surge a primeira emissora baiana, a TV Itapoan, Canal 5. Na década de 60, Chateaubriand, estando muito doente, cede o comando dos Diários Associados a funcionários mais destacados e de sua confiança.

Em 1970, Gileno Amado falece e é substituído no cargo por Odorico Tavares. A cúpula passa por várias mudanças. A Rádio Sociedade entra em crise, mas essa crise é um reflexo da crise que atingiu os Diários Associados na época. A ditadura militar, através do AI-5, realiza uma perseguição política a algumas emissoras de TV do Brasil, como a Tupi (dos Diários Associados) e a Excelsior (nenhuma relação com a rádio baiana homônima).

Em 1971, a Rádio Sociedade transfere seus estúdios para a Federação, onde havia sido sua sede provisória, mas que se tornou definitiva, até hoje. Em 1976 Davi Raw (pai do locutor e apresentador Jimi Raw, conhecido pelo público jovem do eixo RJ-SP nos anos 80) assume o controle dos jornais e rádios dos Diários Associados na Bahia, com o objetivo de tentar resolver a crise financeira. Continuam as mudanças no quadro diretor da emissora, mas a crise financeira se acentua, até 1980 quando os Diários Associados decidem decretar falência da TV Tupi, a partir do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os Diários, enxugando seu patrimônio, dariam origem à Fundação Assis Chateaubriand.

Ainda em 1980, a Rádio Sociedade, assim como a TV Itapoan e a Itapoan FM (surgida em 1978), passam a integrar o Sistema Nordeste de Comunicação, propriedade de um grupo de empresários liderado pelo espanhol naturalizado brasileiro Pedro Irujo (que também foi deputado federal e estadual e concorreu algumas vezes para cargos governamentais).

Em 1981 a TV Itapoan inicia um contrato de retransmissão com o nascente Sistema Brasileiro de Televisão, parceria que encerraria em 1995. Em 1982 a Rádio Sociedade instala um transmissor de 100 kilowatts.

Ainda nos anos 80, o locutor esportivo Djalma Costa Lino se torna gerente administrativo da Rádio Sociedade. Talentoso e de grande popularidade, só se lamenta de Costa Lino o fato dele ter aceitado embarcar no oportunismo de Mário Kertèsz através da Metrópole FM, em abril de 2000, cujo contrato durou até julho de 2002. Apesar do salário maior, a audiência de Costa Lino e sua equipe na Metrópole, composta por Paulo Cerqueira, Manoel Messias, entre outros, caiu consideravelmente, obtendo uma média de um terço da antiga audiência na Rádio Sociedade.

Em 1990, brigado com Pedro Irujo, o locutor popular Raimundo Varela deixa a Rádio Sociedade e se torna o astro do "Aemão em FM", com passagens pelas FMs Salvador e Bandeirantes. Aparentemente, ganha o título de "Rei do Ibope" pelo crítico de TV Waltinho Magalhães, mas Varela passa a ter audiência inferior em FM, freqüência que, com seus devaneios de "programação AM", têm sua audiência concentrada em porteiros de prédio, taxistas e donos de bares e barracas.

Sobre o Varela, mais um detalhe. É sintomático que, com o pretensiosismo oportunista das FMs, seu programa na Bandeirantes FM (que ainda não tinha o nome simples de "Band") não tinha seu formato definido, uma vez que a emissora que o transmitia sofria a mesma esquizofrenia da Metrópole FM, ou seja, se perdia em ser ao mesmo tempo um arremedo de AM popular e de FM adulta contemporânea (fórmula pejorativamente definida como "popular sem ser popular"). Voltando à Rádio Sociedade da Bahia, Varela passa a desenvolver um formato assumidamente popular.

Em 1993, o Sistema Nordeste de Comunicação lança seu jornal, o Bahia Hoje. Com padrão gráfico inspirado no jornal mineiro Hoje Em Dia, o Bahia Hoje chegou a ser considerado o primeiro jornal totalmente informatizado do país, cuja projeção irritou até Roberto Marinho, dono das Organizações Globo, que mandou publicar denúncias contra Irujo no jornal O Globo.

O Bahia Hoje, todavia, naufragou por causa das constantes demissões coletivas dos jornalistas, que protestavam em frente à sede do jornal, na Avenida Juracy Magalhães Júnior, no bairro do Rio Vermelho, próximo à entrada do Vale das Pedrinhas. Irujo fazia pressão ideológica no jornal, impedindo a liberdade jornalística de seus empregados. Além disso, o divórcio com dona Irene Irujo, sua sócia no Sistema Nordeste, agravou a crise do grupo, que hoje se limita à rádio Itapoan FM, que transferiu seus estúdios do Rio Vermelho para a rua Agnelo de Brito, na Federação. A Itapoan FM já havia sido situada na Federação, perto da área conhecida como Jardim Federação, no mesmo prédio da Rádio Sociedade e TV Itapoan.

Em 1995 a TV Itapoan é adquirida pela Igreja Universal do Reino de Deus, passando a ser afiliada da Rede Record de Televisão. A Rádio Sociedade sofre o mesmo destino. Nos dois casos, no entanto, a programação manteve o caráter comercial, de perfil eclético e até certo ponto independente, mas a respeito de religião e ações filantrópicas, é a IURD que acaba sendo lembrada com destaque.

Raimundo Varela volta ao AM em geral e à Rádio Sociedade em particular em 1997, quando retoma a grande audiência, seja na capital e no resto da Bahia. Volta a apresentar o "Balanço Geral", que havia sido apresentado antes pelo jornalista Genildo Lawinsky, também apresentador do "TJ Bahia" da antiga parceria TV Itapoan/SBT. Lawinsky hoje apresenta o "Jornal da Manhã", da TV Bahia. Quanto ao Varela, ele chegou a ser apresentador, durante alguns dias, do programa "Cidade Alerta" da Rede Record, sendo apresentado ao público televisivo de todo o país. A Rádio Sociedade cogita criar uma rede de rádio, mas a situação financeira não permite a implantação do projeto, até o momento (2002).

Em 2000, a boataria prega um susto. Rumores afirmam que a rádio Metrópole FM, de Mário Kertèsz, derrubou a liderança da Sociedade AM no quesito "programação tipo rádio AM". Kertèsz havia contratado boa quantidade dos profissionais da antiga rádio. No entanto, é mais um mito de que FM ouvida aos altos volumes por taxistas, donos de bares e porteiros de prédio ganha liderança no Ibope. Apesar de perder audiência, a Rádio Sociedade AM continua na liderança, até hoje, entre as emissoras AM ou de programação tipo rádio AM de Salvador e do resto do Estado da Bahia, com picos de audiência que continuam ultrapassando os 50%.

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMA DIA HORÁRIO APRESENTADOR Vamos Acordar Segunda a Sábado 4 às 6 horas Raimundo Rui Balanço Geral Segunda a Sexta 6 às 9 horas Armando Mariane e José Eduardo Show da Manhã Segunda a Sábado 9 às 11 horas Ed Carlos Sociedade Contra o Crime Segunda a Sábado 11 às 12 horas Edmundo Carvalho, Ed Carlos e Graça Lago Show de Notícias Segunda a Sexta 12 às 13 horas Toni Silva Show de Notícias Sábado 12 às 13 horas Renan Rocha Grande Jornal A4 Segunda a Sexta 13:15 às 14 horas Armando Mariane Grande Jornal A4 Sábado 13:15 às 14 horas Diniz Oliveira Show da Tarde Segunda a Sexta 14 às 16 horas Espedito Magrine e Kátia Lima Show da Tarde Sábado 14 às 16 horas Oton Carlos e Kátia Lima Sociedade Alerta Segunda a Sábado 16 às 18 horas Adelson Carvalho - Bate Bola 1a. Edição Segunda a Sábado 18 às 19 horas Ranieri Alves A Voz do Brasil Segunda a Sexta 19 às 20 horas Radiobras Chutando a Bola Segunda a Sexta 20 às 22 horas Sílvio Mendes Hora dos Vencedores Segunda a Domingo 22 às 23 horas Em Cadeia (Rádio Bahia) Mensagem Segunda a Domingo 23 ás 23:30 horas Bispo Macêdo Em Busca do Amor Segunda a Domingo 23:30 às 01:00 horas Programa Evangélico Falando de Vida Segunda a Domingo 01 às 02:00 horas Programa Evangélico Madrugada com Deus Segunda a Domingo 02 às 3:00 horas Programa Evangélico Balanço Geral Sábado 6 às 9 horas Edelson Carvalho Arraiá da Sociedade Sábado 19 às 22 horas Othon Carlos Vamos Acordar Domingo 4 às 7 horas Zé Renato Saudade Não Tem Idade - Momentos Inesqueciveis Domingo 7 às 8 horas Oton Carlos Show de Domingo Domingo 8 às 11 horas Carlos Mota Revista Sociedade Domingo 11 às 13 horas Espedito Magrini Esperando o Futebol Domingo 13 às 15 horas Equipe de Esporte Grande Jornada Esportiva Domingo 15 às 20 horas Equipe de Esporte

Locutores

Adelson Carvalho , Antonio Vieira , Armando Mariane , (Armando Oliveira esse nos deixou saudades), Beto Mendes , Bruno Reis , Carlos Mota , Diniz Oliveira , Ed Carlos , Edmundo Carvalho , Espedito Magrini , Graça Lago , Johny Santos , José Renato , Kátia Lima , Manoel Messias , Maristela de Lima , Martinho Lélis , Nilton Nogueira , Oton Carlos , Paulo Roberto , Raimundo Rui , Raimundo Varela , Ranieri Alves , Renan Rocha , Sheila Pereira ,Silas Ribeiro, Silvio Mendes , Toni Silva , Tony Carneiro.


(Particularmente, eu José Joaquim Santos Silva, dirijo meus parabens à radio sociedade pelo seus 85 anos , quero te dizer que eu sou completamente seu fã aqui em Salvador . Suas transmisões esportivas, Sociedade contra o crime, Sociedade Alerta, Show da manhã com Tio Ed, e o Chutando a Bola, dá de dez. Porisso digo com todo orgulho. Não há ninguém como tú Radio Sociedade a emissora am mais completa do Brasil eu sempre comento para todo mundo que Sociedade é a radio dos baianos). Aliás, a Radio Sociedade é como o Tricolor de aço o time do Bahia. Ela é amada por todos os baianos.

Obrigado por você existir Radio Sociedade Am 740 Kilohertz (Khz).


JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

COMENTEM jjsound45@hotmail.com

Um comentário:

  1. extimado locutor meu nome e bruno tenho 13 anos tenho pai e mãe e tres irmãos e moro em lauro de freitas na intinga carrego com migo um sonho e talvez o extimado locutor pode realizar e um sonho de criança de ganhar um notebook infelismente meu pai esta desenpregado e nao pode conprar porque nos moramos de aluguel ficaria muito feliz se o extimado locutor ralizase o meu sonho que deus abençoe amem... .. endereco;rua mariano dias lot 64 intiga lauro de freitas telefones para contatos;86718272;34911632

    ResponderExcluir